Caipirinha: Curiosidades sobre a centenária receita 100% nacional.

A tradicional caipirinha completa 100 anos em 2018. Venha brindar no Mukeka!

 

Fale para um gringo que você é do Brasil e ele provavelmente dirá com um sorriso: Oh, futebol, samba, caipirinha!

Todo o mundo conhece a caipirinha, nosso drinque legitimamente brasileiro. Mas o que pouca gente sabe é que ela completou nada mais nada menos do que 100 anos em 2018!

Sim, segundo vários historiadores a caipirinha surgiu em 1918 em Piracicaba, interior de São Paulo. Ela era servida por produtores de cana de açúcar em festas para a alta sociedade, como um substituto local do uísque e de vinhos importados.

Outros historiadores contam que a caipirinha foi inventada a partir de uma receita popular para curar a gripe espanhola.

Ela era feita com limão, alho e mel. Era muito comum na época colocar um pouco de cachaça nos remédios caseiros para acelerar a cura. Até que um dia alguém teve a genial ideia de substituir o alho e o mel por gelo e açúcar, e aí surgiu essa maravilha!

Na dúvida, nós preferimos acreditar nas duas histórias e brindar o centenário dessa nossa querida bebida 100% brasileira.

CAIPIRINHA É PROTEGIDA POR LEI

O decreto de lei número 4.851, assinado em 2013 pelo Governo Federal, protege as marcas caipirinha e cachaça como produtos legitimamente brasileiros.

E apesar de existirem muitas variações da bebida, com adoçante, açúcar mascavo, vodka, saquê e outras frutas além do limão, a receita da caipirinha oficial é a clássica:

– Cachaça, limão, açúcar e gelo.

FAMOSOS QUE JÁ CURTIRAM A CAIPIRINHA

A lista é enorme. Mas um dos mais famosos que já experimentou nossa caipirinha foi o pintor espanhol Pablo Picasso. Ele foi apresentado ao drinque por Tarsila do Amaral, outra apreciadora famosa da bebida, quando ela morava em Paris.

De Rihanna a Pamela Anderson, passando por Tom Cruise, praticamente todo gringo famoso que já passou pelo Brasil foi visto curtindo uma caipirinha (ou várias).

VENHA TOMAR UMA CAIPIRINHA NO MUKEKA

O Mukeka reúne o melhor da gastronomia regional, e tem várias opções de caipirinha no cardápio. Venha experimentar a Caipira Mukeka, uma criação exclusiva da casa, a tradicional caipirinha de cachaça, ou a caipirinha Mukeka de três limões.

O Mukeka fica na Rua Machado de Assis 417, no Juvevê. Faça sua reserva pelo whatsapp no número 99704-3239.

Fontes:

https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/a-caipirinha-faz-100-anos/

http://www.virgula.com.br/casa-e-comida/100-anos-da-caipirinha-curiosidades-sobre-a-bebida-que-voce-nao-sabia/#img=7&galleryId=1267602

http://curitibacult.com.br/restaurante-curitibano-lanca-open-bar-de-caipirinha-por-r-2490/

http://www.bebidaexpressblog.com.br/cachacas/famosos-que-apreciam-uma-boa-cachaca