Escala Scoville e o calor que ela provoca.

Venha para o Mukeka e sinta a escala Scoville em vários pratos de dar água na boca.

Você conhece a escala Scoville? Se nunca ouviu falar, com certeza já sentiu o efeito de sua substância na pele, ou melhor, na língua!

Em 1912, o americano Wilbur L Scoville desenvolveu um método para medir o grau de picância das pimentas. A escala mede a concentração de capsaicina, que é o composto ativo responsável pela sensação de ardência provocada pela pimenta.

COMO FOI DESENVOLVIDA A ESCALA SCOVILLE

Para realizar o teste, o farmacêutico diluiu uma solução do extrato da pimenta em água de açúcar, até o ponto em que a ardência não era mais detectada por um grupo de 5 corajosos provadores.

Na base da escala está o pimentão, com 0 SHU (unidade de calor Scoville, ou Scoville Heat Units). Já no topo, estão as temidas Carolina Reaper, com 2.000.000 SHU, e a Trinidad Scorpion, com 1.400.000 SHU.

Isso significa que essas pimentas precisaram ser diluídas mais de 1 milhão de vezes até que sua ardência fosse anulada!

Mas a escala Scoville tem um ponto fraco, que é a subjetividade humana. Nossa resistência à pimenta depende do número de receptores de ardência que temos na língua. Por isso é bobagem apostar com amigos quem aguenta mais as pimentas mais fortes.

Além disso, nosso palato perde a sensibilidade ao experimentar várias amostras de pimentas em um curto período de tempo. Quem já exagerou e ficou com a língua e o céu da boca parecendo anestesiados sabe do que estamos falando, né?

Por isso hoje em dia existem outros métodos científicos para detecção do grau de concentração da capsaicina, como o HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Pressão).

APIMENTE SEU PALADAR NO MUKEKA

Aqui no Mukeka somos apaixonados por pimenta. Por isso temos em nosso cardápio várias opções que trazem aquela sensação única em nossas receitas.

Ficou com água na boca?

Então venha saborear nossos pratos com o melhor da gastronomia regional, e pimentas como a Dedo de Moça (de 5.000 a 15.000 SHU), a Fidalga (50.000 SHU), e a Murupi (60.000 a 100.000 SHU).

Fontes:

https://www.esquinademinas.com.br/escala-scoville-ardencia-das-pimentas/

http://gastronomiamineiracomcheffsilva.blogspot.com/2010/10/pimenta-fidalga.html

https://www.puromais.com.br/pimenta-murupi-e-seus-beneficios/

https://paladar.estadao.com.br/ingredientes/pimenta-dedo-de-moca,10000012843