Sobremesa com jeitinho brasileiro é no Mukeka.

Se você adora uma boa sobremesa, o Mukeka vai te surpreender!

Dizem que a história da sobremesa vem lá dos banquetes medievais europeus.

Como a nobreza passava dias em comilanças homéricas, os anfitriões serviam aos convidados uma fruta ou um pedaço de queijo, para “limpar” o paladar entre um prato salgado e outro.

Em alguns países, como Itália e França, até hoje é comum comer queijo ao final das refeições, antes da sobremesa ou até mesmo no lugar dela.

E o hábito de comer sobremesa ao final das refeições passou a ser incorporado somente a partir de 1533, quando Catarina de Médici se casou com Henrique II.

A italiana levou para França um séquito de cozinheiros e livros de receitas, bem como novas regras de etiqueta, como servir a sobremesa para fechar a refeição.

Graças à rainha Catarina de Médici, a sobremesa ganhou o status que ocupa hoje, de parte importante da refeição, para fechar o almoço ou jantar com chave de ouro.

SOBREMESA COM JEITINHO BRASILEIRO NO MUKEKA

O Mukeka Cozinha Brasileira, inspirado na diversidade da nossa gastronomia, propõe um novo conceito de riqueza cultural que se reflete na boa mesa, das entradas às sobremesas.

Aqui, o tradicional creme brulée francês ganhou um gostinho tropical com nosso exclusivo Creme Brulée de Rapadura.

Outras sobremesas tradicionais que ganharam uma nova roupagem verde e amarela são os nossos deliciosos Mousse de Chocolate 70% com Geleia de Cupuaçu, e o Cheesecake de Cumaru com Goiabada Cascão e Crumble de Castanha.

E aí, deu água na boca?

Calma que tem mais: Tiramissu de Cupuaçu e Cacau em Pó, Cocada de Forno com Caramelo de Laranja e Gelado de Maracujá, Torta de Chocolate com Castanha do Pará, deliciosos sorvetes produzidos aqui mesmo e muito mais!

MUKEKA COZINHA BRASILEIRA

Do idioma africano quimbundo, o vocábulo MUKEKA – “Moqueca”, no tupi-guarani – advém de “moquém”, uma espécie de grelha de varas ou bambus que os índios tupi-guaranis sobrepunham a brasas e assavam (ou “moqueavam”) seus alimentos.

Essa técnica, assim como os demais pratos e hábitos alimentares típicos do Brasil, vieram a receber influências de nossos colonizadores europeus, bem como dos escravos africanos que aqui habitariam.

A gastronomia brasileira adquiriu, assim, personalidade própria, devido ao rico conjunto de elementos que a fomentam – geografia, técnicas, habilidades, história – e que ultrapassam os limites da simples alimentação.

E aqui no Mukeka você pode aproveitar o melhor da gastronomia com um toque bem brasileiro.

Fontes:

https://poracaso.com/origem-da-sobremesa/