Vinho mais velho é melhor mesmo?

Entenda por que dizem que o vinho mais velho é melhor.

Você já deve ter ouvido falar que vinho mais velho é melhor, certo? Mas será verdade mesmo

Essa crença vem de muitos anos. Inclusive na Bíblia, no evangelho de São Lucas, tem uma passagem que diz: “Ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor”.

Realmente, os vinhos rústicos de antigamente eram mais duros e tânicos quando jovens, mais difíceis de beber. E com o tempo se tornavam mais palatáveis.

Mas e os vinhos de hoje em dia, também melhoram com o passar dos anos?

A resposta é: depende.

Vinhos de qualidade podem sim envelhecer para atingir o seu ápice. É o caso dos tintos de Bordeaux, Borgonha e Côte-Rôtie, e dos brancos de Borgonha e Graves.

Geralmente, estes vinhos são comercializados 2 ou 3 anos após sua colheita. Mas as melhores safras devem esperar mais alguns anos, como é o caso do italiano Brunello di Montalcino, que envelhece muito bem.

Essa melhora se dá graças às reações químicas que acontecem enquanto o vinho descansa na garrafa, como a polimerização dos taninos. Ela torna as cadeias moleculares maiores, deixando o vinho menos agressivo na boca.

O tanino inclusive ajuda a conservar o vinho por mais tempo. Por isso os Cabernet Sauvignon e os Nebbiolo, que possuem tanino em abundância, são os vinhos que podem envelhecer por mais tempo.

Em média, os vinhos tintos duram entre 5 e 8 anos, e os brancos entre 2 e 3 anos, entre os vinhos mais simples. Já as melhores safras dos grandes vinhos podem envelhecer de 10 a 50 anos entre os tintos, e de 20 a 30 anos entre os brancos.

 

COMO ARMAZENAR O VINHO MAIS VELHO

A forma como o vinho é armazenado também vai influenciar na sua qualidade durante o processo de envelhecimento.

As melhores condições de armazenamento são:

– temperatura estável em torno de 12°C;

– longe de luz excessiva;

– longe de produtos de limpeza;

– entre 75 e 80% de umidade do ar;

– em local com algum tipo de ventilação e entrada de ar, mas sem vibração;

– manter as garrafas inclinadas para que a rolha permaneça em contato com o vinho.

 

E AÍ, DEU VONTADE DE UM BOM VINHO? ENTÂO VEM PRO MUKEKA!

Nossa adega conta com uma grande variedade de vinhos de qualidade, com pontos de maturação e apreciação diferenciados. Confira nossa carta aqui: http://www.mukekarestaurante.com.br/cardapio/carta-de-vinhos/

 

fontes:

https://revistaadega.uol.com.br/artigo/vinho-velho-vinho-bom_10208.html

https://sonoma.com.br/explorar/curiosidades/quanto-mais-velho-melhor