Feijoada: Você conhece a história do prato que é preferência nacional?
Conheça algumas curiosidades e mitos sobre a feijoada, e venha para a aula prática no Mukeka!
Um dos pratos mais amados e tradicionais da culinária brasileira, a feijoada carrega histórias que merecem ser contadas.
Assim como a história do Brasil, a história da feijoada tem várias passagens mal contadas, cercadas por lendas e versões duvidosas.
COMIDA DE ESCRAVOS?
E a principal lenda em torno da feijoada é de que ela teria sido criada por escravos, que aproveitavam as sobras das cozinhas de seus senhores, incluindo aí os pés, orelhas e rabo do porco.
Mas Paula Pinto e Silva desmente essa versão, em seu livro Farinha, Feijão e Carne-Seca – Um Tripé Culinário no Brasil Colônia.
A historiadora diz que: “Naquele tempo, essas partes do animal nem eram consideradas menos nobres. Cabeças, rabos e patas eram disputados como iguarias, até porque a carne não era alimento comum nem na mesa dos senhores”.
Outros historiadores e registros embasam essa versão, já que a alimentação no Brasil colonial era em geral muito pobre, tanto para os escravos quanto para os mais ricos.
Como a agricultura e o transporte eram bem deficientes, a dieta básica por aqui na época girava basicamente em torno de um angu de farinha de mandioca e água, carne-seca, feijão, milho e frutas como coco e banana.
ENTÃO QUEM INVENTOU A FEIJOADA?
A versão mais provável é que a feijoada é uma adaptação nacional de pratos de outros países, como o cozido português e o cassoulet francês. Ambos utilizam uma mistura de carnes com feijão branco.
Com a forte escassez de comida entre os séculos XVI e XVIII, não podia haver desperdício. Por isso surgiram essas receitas, onde se aproveita vários ingredientes cozidos na mesma panela.
Os acompanhamentos da feijoada que conhecemos hoje, como o arroz branco, farofa, couve e laranja só foram adicionados mais tarde, ali pelo século XIX.
AGORA VAMOS PARA A AULA PRÁTICA
Se você é igual a gente e já está com água na boca de tanto ouvir falar em feijoada, vem pro Mukeka!
Todas as quartas e sábados servimos nossa tradicional feijoada completa, acompanhada de receitas exclusivas de caipirinhas da casa.
Confira nosso cardápio completo aqui e bom apetite!
https://www.mukekarestaurante.com.br/cardapio/cardapio-principal/
Fontes: